Se você está configurando uma central telefônica baseada em Asterisk e possui qualquer tipo de linha telefônica que não seja VoIP (SIP, IAX, Jingle,…), com certeza irá precisar que alguma placa seja instalada em seu servidor para fazer a interconexão com a operadora de telefonia.
Atualmente temos no mercado muitas empresas desenvolvedoras de placas de telefonia para Asterisk (Digium, Khomp, Digivoice, Xorcom, Red Fone), porém muitas delas utilizam o driver de código aberto desenvolvido pela própria Digium – principal desenvolvedora do Asterisk – chamado DAHDI, antigamente chamado de Zaptel.
Como o DAHDI foi idealizado pela mesma empresa que começou o desenvolvimento do Asterisk, a integração desses dois componentes é bastante simples e prática. Portanto, se você está utilizando alguma placa de telefonia que é compatível com o DAHDI, para fazer sua instalação basta seguir os seguintes passos:
Primeiramente devemos lembrar que como o DAHDI é um driver para as placas de telefonia e também um channel driver para o Asterisk, ele deve ser instalado antes do Asterisk. Caso já tenha um Asterisk rodando no servidor, será necessário recompilá-lo.
- Instalando a placa DAHDI
Primeiramente você deve instalar sua placa na porta compatível do seu servidor – PCI, PCI-e, USB, Ethernet…
Instalando o driver
Para fazer o download do pacote do DAHDI basta acessar o endereço: http://downloads.asterisk.org/pub/telephony/dahdi-linux-complete/ e escolher a versão compatível com sua placa. Para as placas mais antigas, a versão para baixar deve ser a 2.6, porém para as novas placas Digium, sugiro que baixe a ultima release da versão 2.7.
# cd /usr/src
# wget http://downloads.asterisk.org/pub/telephony/dahdi-linux-complete/dahdi-linux-complete-current.tar.gz
Após feito download, é necessário descompactar o pacote e compilar o código fonte.
# tar -zxvf http://downloads.asterisk.org/pub/telephony/dahdi-linux-complete/dahdi-linux-complete-current.tar.gz
# cd dahdi-linux-complete*
# make all
# make install
(Re)Instalando o Asterisk
Após ter o DAHDI compilado e instalado, você tem que (re)instalar o Asterisk
Seguidos os passos acima, agora é hora de configurar sua placa. Primeiramente você deve iniciar o serviço do DAHDI com o comando:
# service dahdi start
Durante a inicialização do DAHDI, ele listará as palcas conectadas ao computador e irá carregar os módulos relacionados a elas. Após a inicialização do DAHDI, você deve digitar os comandos:
# dahdi_cfg -vvvvv
Este comando irá listar os canais das placas disponíveis para o DAHDI
# dahdi_genconf -vvv
Este comando irá gerar o arquivo de configuração para o Asterisk acessar os canais do DAHDI. O arquivo gerado fica em /etc/asterisk/dahdi-channels.conf.
Como o channel driver do Asterisk acessa o arquivo chan_dahdi.conf, você deve incluir as configurações do arquivo gerado automaticamente à este arquivo na sessão [channels], ficando:
[channels]
include => /etc/asterisk/dahdi-channels.conf
É no arquivo dahdi-channels.conf que é atribuído um contexto para as chamadas que entram pelos canais das placas, bastando editar o parâmetro context do canal desejado. Por padrão, o contexto é from-pstn.
Após editado o arquivo de configuração, é necessário reiniciar o Asterisk para que ele carregue os novos módulos, caso seja recompilado, ou simplesmente iniciar o Asterisk caso ainda não tenha feito. Para listar os canais dipoíveis, o comando é dahdi show channels dentro da CLI do Asterisk, tendo como saída:
CLI> dahdi show channels
Chan Extension Context Language MOH Interpret Blocked State
pseud default default In Service
1 from-pstn default In Service
2 from-pstn default In Service
Para enviar chamadas para um canal da placa, o channel driver a ser utilizado no plano de discagens é o DAHDI/Nº do canal, ficando
exten => _X.,1,Dial(DAHDI/1/${EXTEN}); Exemplo de chamada sainte para o tronco disponível no canal 1
Fonte: http://blogdovoip.com/asterisk/como-utilizar-asterisk-com-placas-dahdi/