Category Archives: Sem TAG

Como utilizar Asterisk com Placas DAHDI

asterisksss

Se você está configurando uma central telefônica baseada em Asterisk e possui qualquer tipo de linha telefônica que não seja VoIP (SIP, IAX, Jingle,…), com certeza irá precisar que alguma placa seja instalada em seu servidor para fazer a interconexão com a operadora de telefonia.

Atualmente temos no mercado muitas empresas desenvolvedoras de placas de telefonia para Asterisk (Digium, Khomp, Digivoice, Xorcom, Red Fone), porém muitas delas utilizam o driver de código aberto desenvolvido pela própria Digium – principal desenvolvedora do Asterisk – chamado DAHDI, antigamente chamado de Zaptel.

Como o DAHDI foi idealizado pela mesma empresa que começou o desenvolvimento do Asterisk, a integração desses dois componentes é bastante simples e prática. Portanto, se você está utilizando alguma placa de telefonia que é compatível com o DAHDI, para fazer sua instalação basta seguir os seguintes passos:

Primeiramente devemos lembrar que como o DAHDI é um driver para as placas de telefonia e também um channel driver para o Asterisk, ele deve ser instalado antes do Asterisk. Caso já tenha um Asterisk rodando no servidor, será necessário recompilá-lo.

  • Instalando a placa DAHDI

Primeiramente você deve instalar sua placa na porta compatível do seu servidor – PCI, PCI-e, USB, Ethernet…

Instalando o driver

Para fazer o download do pacote do DAHDI basta acessar o endereço: http://downloads.asterisk.org/pub/telephony/dahdi-linux-complete/ e escolher a versão compatível com sua placa. Para as placas mais antigas, a versão para baixar deve ser a 2.6, porém para as novas placas Digium, sugiro que baixe a ultima release da versão 2.7.

# cd /usr/src

# wget http://downloads.asterisk.org/pub/telephony/dahdi-linux-complete/dahdi-linux-complete-current.tar.gz

Após feito download, é necessário descompactar o pacote e compilar o código fonte.

# tar -zxvf http://downloads.asterisk.org/pub/telephony/dahdi-linux-complete/dahdi-linux-complete-current.tar.gz

# cd dahdi-linux-complete*

# make all

# make install

 

(Re)Instalando o Asterisk

Após ter o DAHDI compilado e instalado, você tem que (re)instalar o Asterisk

Seguidos os passos acima, agora é hora de configurar sua placa. Primeiramente você deve iniciar o serviço do DAHDI com o comando:

# service dahdi start

Durante a inicialização do DAHDI, ele listará as palcas conectadas ao computador e irá carregar os módulos relacionados a elas. Após a inicialização do DAHDI, você deve digitar os comandos:

# dahdi_cfg -vvvvv

Este comando irá listar os canais das placas disponíveis para o DAHDI

# dahdi_genconf -vvv

Este comando irá gerar o arquivo de configuração para o Asterisk acessar os canais do DAHDI. O arquivo gerado fica em /etc/asterisk/dahdi-channels.conf.

Como o channel driver do Asterisk acessa o arquivo chan_dahdi.conf, você deve incluir as configurações do arquivo gerado automaticamente à este arquivo na sessão [channels], ficando:

[channels]

include => /etc/asterisk/dahdi-channels.conf

É no arquivo dahdi-channels.conf que é atribuído um contexto para as chamadas que entram pelos canais das placas, bastando editar o parâmetro context do canal desejado. Por padrão, o contexto é from-pstn.

Após editado o arquivo de configuração, é necessário reiniciar o Asterisk para que ele carregue os novos módulos, caso seja recompilado, ou simplesmente iniciar o Asterisk caso ainda não tenha feito. Para listar os canais dipoíveis, o comando é dahdi show channels dentro da CLI do Asterisk, tendo como saída:

CLI> dahdi show channels

Chan Extension  Context               Language   MOH Interpret     Blocked State
pseud                  default                 default                                   In Service
1                        from-pstn               default                                   In Service
2                        from-pstn               default                                   In Service

Para enviar chamadas para um canal da placa, o channel driver a ser utilizado no plano de discagens é o DAHDI/Nº do canal, ficando

exten => _X.,1,Dial(DAHDI/1/${EXTEN}); Exemplo de chamada sainte para o tronco disponível no canal 1

Fonte: http://blogdovoip.com/asterisk/como-utilizar-asterisk-com-placas-dahdi/

Lançamento do Cisco Packet Tracer 6.2.0

Hoje a Cisco® anunciou oficialmente para a comunidade NetAcad o lançamento da nova versão do Simulador Cisco Packet Tracer 6.2 (6.2.0.0052), disponível para download no repositório oficial da Academia Cisco no NetSpace. Na nova versão foram corrigidos vários bugs e adicionado/melhorado suporte a alguns recursos, a destacar:

 

  • Roteador Cisco 819
  • Torre de Celular, Central Office Server, Sniffer
  • Suporte a JavaScript e CSS no Servidor HTTP
  • Importação no Servidor FTP
  • Servidor FTP é Capaz de Gerenciar Arquivos do Servidor HTTP
  • Outras Melhorias no Modo Físico e no Suporte ao IOS

Testando velocidade de gravação do seu HD (I/O)

tux_sparta

Vá até seu /home/SEUNOME

E faça o seguinte comando

dd if=/dev/zero of=teste bs=64k count=16k conv=fdatasync

Será criado e gravado em seu HD um arquivo com cerca de 1GB para testar o I/O (velocidade de escrita e leitura). Você pode apagá-lo com o comando:
16384+0 records in
16384+0 records out
1073741824 bytes (1.1 GB) copied, 27.7966 seconds, 38.6 MB/s

Após isto digite ls -lha encontre o arquivo teste e remova com rm teste

Oi mundo

Perdi 2 anos de posts por causa que o antigo site administrador de dominios não me notificou do vencimento do gustavofranco.com agora coloquei no uol que é mais sério as vezes vc quer economizar 10pila por ano e da essas merdas….

A “empresa” se é que posso chamar assim é o www.superdominios.org fiquem longe desse site, acho até que eles roubam dominios para revender aos donos… palhaçada total.