Fonte: http://mysqlparainiciantes.com.br/select-consultando-registros/
Diz para iniciantes mas achei algumas coisas bem interessantes neste site, vale a pena muito bem explicado.
SELECT <coluna> FROM <tabela> <condição>
1 – Neste exemplo vamos utilizar o coringa * que representa todas as colunas da tabela cliente

2 – Para listarmos apenas o conteúdo de algumas colunas, ao invés de utilizar o *, informamos o nome das colunas, no exemplo abaixo vamos listar apenas a coluna id e nome, lembrando que as colunas precisam ser separadas por virgula.
|
SELECTid,nomeFROMcliente;
|

3 – Também podemos limitar a quantidade de linhas que devem ser exibidas, para isso utilizamos a função LIMIT seguido do valor que desejamos que seja exibido, no exemplo abaixo estamos exibindo apenas 5 linhas.
|
SELECTid,nomeFROMclienteLIMIT5;
|

4 – Com a função ORDER BY, podemos ordenar por crescente ou decrescente qualquer coluna de nossa tabela, pode ser ordenado números e letras, também podemos ordenar mais de uma coluna na mesma query.
|
SELECTnome,emailFROMclienteORDER BYnomeasc;
|

Obs.: Utilizamos o ASC para ordenar crescente e DESC para decrescente, a função DESC é a default e no caso de não informamos nada ela será utilizada.
5 – SELECT ordenando a coluna nome como decrescente.

6 – WHERE – Utilizamos esta cláusula para filtrar conteúdos, onde podemos informar o valor especifico que queremos que seja exibido, no exemplo abaixo, estamos informando que deve ser exibido apenas o registro cujo seu ID seja igual a 2;
|
SELECTid,nome,emailFROMclienteWHEREid=2;
|

7 – Também é possível utilizamos os sinais Maior que (>) e Menor que (<), no exemplo abaixo, estamos definindo que somente os registros maior ou igual a 6 devem ser exibidos
|
SELECTid,nome,emailFROMclienteWHEREid>=6;
|

Obs.: Podemos utilizar: Maior que (>), Menor que (<), Maior ou Igual (>=), Menor ou Igual (<=), Igual (=) e Diferente de (!=).
8 – LIKE – Também podemos utilizar operador LIKE para buscar valores aproximados com auxilio do coringa (%)

Obs.: Neste exemplo, estou buscando na coluna nome todos os registros que iniciam com a letra L.
9 – Também podemos utilizar o coringa para informar que desejamos que a palavra contenha “eo” no nome, podendo começar com qualquer coisa e terminar com qualquer coisa.

10 – Podemos combinar as condições para aperfeiçoar a saída de nossa consulta, neste exemplo, estamos combinando a condição de filtragem WHERE, ordenando a coluna nome e limitando a quantidade de registros a serem exibidos em 2 linhas.

11 – COUNT – Esta função conta os registros que estão sendo exibidos, a sintaxe é simples, bastando apenas declarar a função antes do FROM e informar a coluna que deseja contar os registros, no exemplo abaixo estamos contando a quantidade de registros existentes na coluna id.

12 – Também podemos combinar outras condições para a função COUNT.

13 – DISTINCT – Quando possuímos registros idênticos na mesma coluna e desejamos que seja exibido apenas 1 única vez aquele registro, utilizamos a função distinct, no caso da coluna email, todos os nossos 10 registros são idênticos, com a função distinct é exibido apenas 1 vez.

14 – ALIAS ou AS, podemos atribuir alias para o nome das colunas, o alias nada mais é que um apelido, conforme o exemplo abaixo, quando utilizamos o count ou distinct, o nome da coluna fica com o nome da função, no exemplo abaixo o nome da coluna ficou count(id), para deixamos melhor apresentável, podemos utilizar o AS e definir o nome que queremos que seja exibido:
|
SELECT COUNT(id)asContadorFROMcliente;
|

15 – AND, podemos utilizar o operador AND para adicionarmos mais de um critério de consulta, no exemplo abaixo, estamos exibindo nome, email e cadastro da tabela cliente, onde o id seja 5 ou menor E (AND) o nome se inicie com L.

Podemos adicionar o operador AND para diversas consultar, sempre visando melhorar a quantidade de registros que serão exibidos e que sejam mais exatos.
SELECT possui uma infinidade de funções, condições, operadores, passei hoje alguns dos básicos, aos poucos irei passando novas opções para incrementar ainda mais suas consultas.