Criando um canal espião para seu chefe :D

Bom precisei de um canal espião ou um CHAN_SPY para monitorar algumas chamadas de novos colaboradores de uma empresa que presto serviços, a solução foi criar um contexto espião e jogar os ramais que eu queria escutar dentro dele, o problema é que todos podiam descobrir(fofoca) isso, então também adicionei solicitação de senha nessa tarefa, desta maneira caso usem a culpa foi do gestor por ter passado a senha e não minha.

Programação do asterisk, nesse caso não era um asterisk puro era elastix então criei dentro do /etc/asterisk/extensions_custom.conf o seguinte contexto.

Dessa forma o ramal que tiver acesso a esse código irá digitar 2020 e o asterisk lhe solicita uma senha 101010 e nesse momento você entra na chamada silenciosamente(spy mode) use com moderação.

Funciona no asterisk igualmente sem problemas basta colar o cod abaixo dentro do extensions_custom.conf dar reload no asterisk e testar.

Quem já trabalha com asterisk sabe que ele usa aplicações diversas para tarefas diferentes, no meu caso usei o authenticate para pedir senha e o chanspy para espiar chamadas.

[app-chanspy]
include => app-chanspy-custom
exten => 2020*,1,Authenticate(101010)
exten => 2020*,n,ChanSpy(SIP/2020,q)
exten => 2020*,n,Hangup

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *